Endocrinologista

A profissão de endocrinologista é a especialidade médica que trata do funcionamento correto das glândulas, que são as principais responsáveis por produzir e eliminar hormônios no organismo humano. Até porque, como se sabe, quando o funcionamento de uma glândula não vai bem, diversos problemas na saúde podem aparecer, assim, o endocrinologista investiga, acompanha e trata de pacientes que possuem alguma doença ou sintoma causado por desordem hormonal. Essa profissão começou a se popularizar no Brasil a partir de 1950, graças ao aumento da identificação de doenças relacionadas a questões hormonais, e hoje em dia é uma das áreas mais procuradas para tratar diversas doenças, que se dividem em três tipos:

• Doenças causadas devido a uma deficiência hormonal;
  • Doenças causadas por excesso de níveis hormonais;
  • Doenças causadas pelo surgimento ou desenvolvimento de tumores nas glândulas endócrinas.

Essas doenças que o endocrinologista trata podem ser advindas de diversos fatores, entre eles fatores ambientais, de estilo de vida e principalmente genéticos. Entre esses fatores ambientais estão as substâncias químicas conhecidas com desreguladores endócrinos, que alteram a ação e funcionamento das glândulas e hormônios. Como exemplo dessas substâncias é possível citar alimentos enlatados, pesticidas, poeira, embalagens plásticas, entre outros. As principais doenças tratadas por um endocrinologista são a diabetes mellitus, obesidade, doenças causadas por problemas nas glândulas adrenais, tireoide e paratireoides, hirsutismo e a alteração do colesterol e do triglicérides.

Precisa de médico endocrinologista? Conheça a Clínica Azzi

Fundada em 2016, a Clínica Azzi realiza consultas ou procedimentos por convênios e particulares, para que se adeque a condições e necessidades específicas de cada cliente.